fbpx

Contribuições da psicologia positiva para indivíduos, equipes e organizações parte 3

Contribuições-da-psicologia-positiva-parte 3 - 01

Contribuições da psicologia positiva para indivíduos, equipes e organizações parte 3

Artigo- As virtudes e forças de caráter que te ajudam a alcançar seus objetivos.

Se você ainda não leu o primeiro e o segundo artigo que publiquei, sugiro acessar meus artigos e ler antes de continuar a leitura, pois eles são complementares.

Contribuições da psicologia positiva para indivíduos, equipes e organizações.

Este é o terceiro artigo de uma série que irei tratar das contribuições da psicologia para indivíduos, equipes e organizações.

Neste terceiro artigo abordarei as virtudes e forças de caráter que passou a ser estudado pela psicologia positiva e o que funcionava bem no ser humano, que nos proporciona bem estar e leva ao sucesso nos objetivos de vida, seja ele qual for.

São as ferramentas que usamos no nosso dia a dia para nos ajudar a alcançar nossos objetivos.

Como estes conceitos podem gerar benefícios para todos, acho que devemos divulgar o máximo possível, por esse motivo, resolvi criar esta série de artigos.

Não deixe de ler os artigos anteriores, pois são complementares

O que são virtudes e forças de caráter?

Considera-se virtudes características valorizadas pelos filósofos de todos os tempos e pelas principais religiões de todo o planeta e forças de caráter, características positivas que levam ao caminho para exibir as virtudes. O que forma o nosso lado positivo, em contraponto com as doenças psicossomáticas da psicologia tradicional.

Para definir estas forças de caráter, os pesquisadores usaram critérios, tais como:

  • A força positiva contribui para realizações que levam à uma vida boa para si e para os outros, independente da cultura;
  • A existência de um oposto;
  • A força positiva precisa se manifestar no âmbito do comportamento de um indivíduo que possa ser analisado.

Além disso, foram feitos uma ampla revisão histórica na filosofia, ética, educação, moral, psicologia e até teologia dos últimos 2.500 anos. Estes estudos levaram as seguintes virtudes e forças de caráter:

As forças de Caráter

Contribuições-da-psicologia-positiva-parte 3 - 02

 

Virtude: Sabedoria

Forças de caráter relacionadas a sabedoria: Criatividade, curiosidade, amor ao aprendizado, mente aberta, perspectiva.

Contribuições-da-psicologia-positiva-parte 3 - 03

 

Virtude: Humanidade

Forças de caráter relacionadas a humanidade: Generosidade, amor e inteligência emocional.

 

Contribuições-da-psicologia-positiva-parte 3 - 04

 

 

Virtude: Justiça

Forças de caráter relacionadas a justiça: Justiça, liderança e trabalho em equipe.

 

 

Contribuições-da-psicologia-positiva-parte 3 - 05

 

Virtude: Moderação

Forças de caráter relacionadas a moderação: Perdão, humildade, prudência e autocontrole

 

Contribuições-da-psicologia-positiva-parte 3 - 06

 

Virtude: Coragem

Forças de caráter relacionadas a coragem: Bravura, integridade, perseverança e vitalidade.

 

Contribuições-da-psicologia-positiva-parte 3 - 07

 

Virtude: Transcendência

Forças de caráter relacionadas a sabedoria: Admiração da beleza e excelência, gratidão, esperança, humor e espiritualidade

 

“Acreditamos que as forças do caráter são a base da condição humana e que as atividades congruentes com as forças representam um caminho importante para a boa vida psicológica.” Assim disseram os autores Seligman e Perterson (2004).

Estas forças de caráter, quando exercitadas e colocadas em prática, em sua essência, geram sempre bem-estar e proporcionam sensação de felicidade. Mas como isso pode influenciar as pessoas, indivíduos, trabalhadores e equipes e organizações?

‘Há evidências de que a gratidão e apreciação podem afetar os níveis de felicidade e até mesmo dar às pessoas um pouco de tração da depressão grave. Expressar gratidão tem um efeito positivo a curto prazo (várias semanas) nos níveis de felicidade (até um aumento de 25%). Aqueles que são normalmente ou habitualmente agradecidos são mais felizes do que aqueles que não são habitualmente gratos”, segundo Park, Peterson e Seligman (2009).

Todas as virtudes e forças de caráter são características de seres humanos, logo, a expressão das forças de caráter fazem parte da humanidade, gerando conexão, melhorando a comunicação e reforçando o laço das relações. Se olharmos a gratidão sob o ponto de vista organizacional, ter na equipe pessoas gratas e que expressam a gratidão com frequência, como uma força de caráter, pode ser visto como uma política comercial e uma estratégia para geração de melhores resultados, pois onde há interatividade, conexão e boa comunicação há um melhor resultado, como menciono em meu livro Liderança 4.1, no capítulo comunicação para gerar resultados. A gratidão por si só já é um benefício que gera ainda mais benefício para o beneficiador e beneficiário, formando uma tríade, assim como todos as outras forças de caráter.

No próximo artigo aprofundarei sobre pesquisas cientificas e estudos de como algumas virtudes, que no acompanham em nosso dia a dia, nos ajudam a alcançar nossos objetivos. Não deixe de acompanhar os próximos posts. Saiba que você tem suas forças e virtudes e elas contribuem para o perfeito equilíbrio e bem estar.