
25 set Inovações em tempo de pandemia
Pandemia vem fazendo com que o mundo se reinvente em tempo recorde; veja exemplos de inovações importantes que vieram para ficar
Atualmente, boa parte da população mundial está confinada na tentativa de impedir a propagação do COVID-19, uma emergência de saúde pública que já vitimou milhares de pessoas e que, de acordo com especialistas, pode levar diversos países a pior recessão global desde a Grande Depressão, em 1929.
O que facilmente se percebe em relação à crise do coronavírus, são os impactos profundos causados no mundo do trabalho, bem como em nosso bem-estar físico e mental. No entanto, também surgiram mudanças positivas como o uso mais sofisticado e flexível da tecnologia, menos polarização, a valorização renovada dos espaços ao ar livre e outros prazeres simples da vida.
No ambiente de trabalho, os processos se tornaram mais simplificados evoluindo rapidamente – o que normalmente levaríamos anos de adaptação. Os trabalhadores remotos já estavam em ascensão, mas trabalhar em home office agora será o novo normal. Este é o momento em que as pessoas precisam redesenhar a forma com que realizam seu trabalho para torná-lo mais significativo e motivador. É uma oportunidade de tentar construir culturas de criatividade e generosidade entre equipes e, com isso, tornar organizações inteiras mais produtivas.
Os líderes também devem aproveitar o momento para delegar funções mais importantes a seus funcionários. Ou seja, quando isso acontece, eles descobrem que podem confiar mais do que imaginavam e que seus colaboradores sabem como gerenciar seus próprios horários e realizar as funções diárias sem supervisão. A partir de agora, empresas poderão adotar o trabalho remoto definitivamente e continuar a experimentar diferentes maneiras de trabalhar mesmo após o término da crise. A pandemia deve levar a um conjunto de inovações que facilitarão este novo formato de trabalho.
Enfrentando a crise através inovações
A pandemia de coronavírus expôs inúmeros pontos fracos na forma como o governo, as empresas e os cidadãos se preparam e respondem a esses eventos. Mas esses pontos fracos são oportunidades para os empreendedores inovarem em soluções. Muitos estão desenvolvendo ferramentas para resolver os problemas que estamos enfrentando agora.
Telemedicina
A telemedicina é um desses exemplos e uma solução que – assim como o trabalho remoto e graças ao coronavírus – também deve ser definitiva. Com o objetivo de evitar aglomerações em hospitais bem como centros de saúde durante a pandemia do novo coronavírus, os atendimentos de saúde através de vídeo-chamadas foram temporariamente aceitos no Brasil como medida para o enfrentamento da pandemia.
Ferramentas de ensino à distância
Ferramentas de ensino à distância também chegaram para ficar. O chamado EAD já dava sinais de que seria uma realidade. Mas, com a vida em quarentena, milhões de pessoas ao redor do mundo passaram a utilizar métodos de ensino online devido ao fechamento de escolas e faculdades. Com ajuda de chats, alunos se comunicam diretamente com os professores e tiram dúvidas. As aulas à distância tendem a permanecer como tendência mesmo após a crise.
Competições esportivas foram canceladas, museus como o Louvre e o Guggenheim foram fechados. Além disso, shows de artistas renomados foram cancelados como medida de prevenção ao novo coronavírus. E embora experiências presenciais como estas sejam incomparáveis, novas tecnologias imersivas possibilitam que as pessoas obtenham entretenimento a partir de experiências virtuais. Acervos gigantescos dos mais renomados museus do mundo já podem ser visitados virtualmente, artistas passaram a oferecer shows ao vivo pela internet para serem curtidos no conforto do lar.
Agora é hora de oferecer soluções que apoiem as pessoas afetadas pela pandemia permitindo que se adaptem mais facilmente às condições do isolamento. Somente soluções efetivas perdurarão no pós pandemia.
E você que soluções inovadoras está vendo durante esta pandemia?