fbpx

Leve para o seu dia a dia somente o que importa para alcançar seu objetivo final

Leve Para o Seu Dia a Dia Somente o Que Importa Para Alcançar Seu Objetivo 01

Leve para o seu dia a dia somente o que importa para alcançar seu objetivo final

Este artigo é um pouco diferente do que costumo postar. Tenho dois livros já escritos e o primeiro era para ter sido lançado agora em Abril, mas por conta do momento que estamos passando o lançamento foi adiado. Logo lançaremos o livro, mas enquanto isso, vou contando um pouco da história.

O caminhar da liderança

O primeiro livro é baseado no Caminho de Santiago de Compostela e chama “O caminhar da Liderança”.

Não é um guia de viagem, muito menos um livro de autoajuda. O objetivo é, de uma maneira prática e direta, recortada por exemplos e vivências, provocar o leitor a refletir sobre a sua vida e seus propósitos, com uma obra que junta cultura, viagem e muitos aprendizados.

Além disto, por meio destes aprendizados, trazer lições para qualquer pessoa que queira ser um líder, não só numa empresa, mas em sua própria vida.

No livro, uma peregrinação de mais de mil quilômetros, 31 dias dormindo fora de casa, em camas diferentes sem ter ao certo onde dormir, carregando uma mochila de mais de 10 quilos, percorrendo aproximadamente 35 quilômetros por dia por mais de 8 horas ao dia, me permitiu ter tempo para refletir sobre a liderança, necessária até para preparar um café da manhã, e através de histórias reais e vividas ao longo desta trajetória, a obra traz um paralelo com nossa vida cotidiana, com ótimas lições de vida e grandes aprendizados.

Este livro traz grandes reflexões e aprendizados sobre liderança, pois para alcançar os objetivos, um verdadeiro caminhar da liderança precisa ter objetivos claros e o sucesso está na execução; É preciso ainda aprender com os erros, promover a humanização da liderança, confiar na intuição, ver valor nas coisas simples, encontrar o que temos de melhor e entregar o nosso melhor sempre, afinal, são pequenas ações que geram grandes feitos e a vida é repleta de pequenas ações e hoje gostaria de dividir uma lição sobre o que devemos levar para o nosso dia-a-dia.

“No meu quinta dia de caminhada, acordei cedo e segui para minha caminhada. Percebi nesse dia que, focar minha energia em soluções e prestar atenção no tipo de informação que me fazia ir além ou me limitava, estava se tornando cada vez mais fácil. Uma rotina.

Rotina para simplificar a vida

Ter uma rotina torna a vida mais simples. A minha era simples: acordar, dobrar o saco de dormir, arrumar a mochila, tomar café da manhã, caminhar 25, 30 ou pouco mais de 30 quilômetros, parar para comer quando tivesse fome, tomar água quando tivesse sede, chegar ao meu destino final, tomar um banho, lavar a roupa, comer algo se estivesse com fome, planejar o café da manhã do dia seguinte, ir dormir, acordar e começar tudo de novo, e isso me fez pensar e refletir que, quanto menos atividades temos em nosso dia a dia, mais fácil se torna cumprirmos todas elas. Se temos uma rotina, criamos um hábito, e os hábitos são mais fáceis de realizar.

Nossa vida é uma rotina. Acordamos, tomamos café, saímos para trabalhar, chegamos ao trabalho, lemos os e-mails, vamos a uma reunião. Voltamos, lemos mais e-mails, saímos para outra reunião e assim por diante. O que complica o nosso dia a dia são os bombardeios de informações que recebemos ao longo do dia. Mas também, as atividades que não estão planejadas e que fogem da nossa rotina.

Em nosso dia a dia, certamente teremos as atividades de última hora. Mas podemos nos planejar criando uma rotina com poucas atividades e atividades de impacto. Nesse dia eu percebi que, assim como no caminho de Santiago, quanto menos atividades eu colocasse em minha rotina diária de vida e quanto menos informações eu levasse comigo, mais fácil seria o meu dia a dia.

Quanto menos atividades eu tivesse em meu dia a dia, mais tempo teria para me preocupar com soluções de alto impacto.

Quanto menos “coisas” eu tivesse para colocar dentro da mochila, ou da mente, mais rápido eu sairia para caminhar. Ou seja, mais leve seria a minha bagagem. Com uma mochila mais leve, certamente eu chegaria de forma mais fácil ao meu objetivo final.

Leve para o seu dia a dia somente o que importa para alcançar seu objetivo final.”

Ao longo de nossa vida, carregamos em nossa mochila sentimentos ruins, mágoas, medos, inseguranças, rancores e muitos pesos que nos deixam apenas mais longe de nossos objetivos. Não podemos levar nada que não seja útil e necessário e deixar para trás tudo que é supérfluo e inútil. Não faz sentido carregarmos pesos desnecessários ao longo da nossa caminhada. Carregar estes pesos só nos deixa mais longe de nossos objetivos de vida.

Carregue em sua mochila da vida apenas o que te ajuda.

E você, quantos pesos supérfluos e inúteis está carregando em sua mochila do dia-a-dia?