fbpx

Trabalho, tripalium e tortura

Trabalho Tripalium e Tortura 01

Trabalho, tripalium e tortura

“O trabalho dignifica o homem” by Max Weber.

Primeiro de Maio, comemoração do dia do trabalho. Todos os anos devemos dar os parabéns para todos aqueles trabalhadores ou pessoas que trabalham, mas acho importante dividir uma reflexão para o verdadeiro significado de trabalho.

Trabalho Tripalium e Tortura 02

A palavra “trabalho” tem origem no vocabulário latino tripalium, que é um objeto de tortura formado por três (tri) paus (palium). Sendo assim, originalmente, trabalhar significa ser torturado com tripalium. Claro que, no mundo atual, na grande maioria das vezes, não olhamos o trabalho desta forma – a não ser que olhemos o nosso trabalho como uma escravidão causada pelo desejo de bens materiais.

Torturado

Para que houvesse a tortura, tinha que haver o torturado. Quem se torturava no tripalium, ou no trabalho? Os escravizados e os pobres que não podiam pagar os impostos. Assim, quem trabalhava, naquele tempo, eram pessoas destituídas de posses.

A partir deste ponto, a ideia de trabalhar passou a estar ligada não só ao fato de tortura em si, mas também como extensão das atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores que exerciam força física, como camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros, entre outros. Esse sentido atravessou toda a Idade Média, e hoje esta palavra e esta atividade são vistas como algo que dignifica o homem por meio da aplicação de nossos talentos, habilidades e conhecimentos.

Antigamente se trocava tripalium, trabalho ou tortura, por impostos. E no mundo moderno, trocamos trabalho por qual mercadoria? Será que esta tortura deixou de existir?

Trabalho por tentações

No mundo moderno, troca-se a mesma “tortura” por bens que são completamente impermanentes. E que, no momento de nossa transição para uma próxima vida, teremos trocado nosso tempo de vida por bens que ficarão neste plano. Levaremos para o próximo plano apenas a vida que levamos. Trocamos trabalho por um apartamento novo, por um carro, por roupas e mais uma diversidade de objetivos que deixaremos para trás.

O mundo atual está repleto de tentações sem limites e totalmente falsas, mostrado em muitos acessos de redes sociais e que fazem com que troquemos nosso tempo de vida por tortura, que chamamos de trabalho.

Quanto mais desejarmos bens materiais, mais seremos escravizados e torturados em nosso trabalho para que possamos comprar tais bens. Esse é um propósito de ocupação da nossa vida muito raso, e isso nos manterá presos.

Trabalhar sem um propósito maior é uma tortura para o ser humano, desse modo, o que muda é apenas o objeto que motiva a punição, que antes eram impostos, e atualmente são os bens materiais.

Ressignificar o trabalho

Mas como podemos olhar a nossa realidade atual de outra forma? Resinificando o trabalho, nossa ocupação e desapegando das correntes dos desejos de coisas impermanentes. Ocupando-nos com atividades que estejam alinhadas com os nossos valores de vida e com nosso propósito. A proposta é ter uma ocupação com significado, e não apenas um trabalho.

Encontre o verdadeiro propósito para seu trabalho, não viva como escravo de bens materiais e então será dignificado por uma ocupação… Ocupação que agrega valor para a sociedade e para o meio, e não apenas patrimônio.

Trechos do livro “Os pilares do ser humano” by André Rezende que em breve estará disponível nas livrarias.